07 maio 2014

Como você organiza seus livros?

Querendo ou não, os livros ocupam espaço. Desde nossa infância utilizamos esse material para estudar, pintar e ler, obviamente. Algumas pessoas continuam consumindo esse material cada vez mais e fica complicado arranjar um espaço para guardar todos. O pior é quando você quer muito encontrar determinado livro, mas precisa levar muito tempo porque não está organizado. Por isso, vou te dar algumas dicas de como organizar os seus livros, começando pela apresentação da forma com que guardo na minha estante.

Tenho poucos livros, até mesmo porque separo os didáticos dos paradidáticos. Minha estante é dividida em duas partes e precisaria espremer alguns para que coubesse, mas ficar com os livros apertados faz com que o material fique mofado em pouco tempo e quando você quiser retomar uma boa leitura, seu livro não vai estar bem conservado, por isso, guardei alguns deles em uma parte do guarda-roupas, que deveria ser chamado de guarda-livros. O primeiro passo é limpar sua estante antes de colocar seu material lá. Depois passe um pano seco nos livros só pra tirar a poeira, caso tenha. Agora é só escolher o critério que você quer usar para guardá-los.





Eu escolhi organizar por editora e tamanho(até mesmo porque é terrível livros de tamanhos diferentes um do lado do outro,concorda?). Comecei pela Rocco e, os livros menores deixei em cima de outros.




Alguns tamanhos diferentes combateram aí, mas não ficou algo extremo que chegasse a ser feio. Eu curto colocar post-its(escreve assim?) com frases de livros preferidos ou trabalhos que preciso fazer e ideias de posts que surgem do nada(isso existe). Esse lado da estante é meu preferido porque estão os livros que, recentemente estou apaixonado e por causa das bonecos que deixo na frente.




Eu gosto de colocar bonecos de desenhos legais e meus filmes preferidos. É legal acordar e ver sua estante bacana e também para quem for visitar seu quarto (sua tia, talvez).... nunca se sabe, né?





Claro que existem outras opções. Você pode organizar por cor(mas eu prefiro esse mesclado. Fica bonito!), ordem alfabética(o que pode dar mais trabalho e os tamanhos podem não bater com a ordem das letras do alfabeto) e por esse jeito que eu fiz. Como você organiza a sua estante? Me conta?

4 comentários:

  1. Oi Lucas, tudo bem??
    Adorei o blog nessa nova plataforma, ficou bem mais bonito visualmente e acho que o blogger tem um sistema muito melhor :)
    eu costumo organizar meus livros por autor e/ou por tamanho. No momento to sem estante pois a minha já não cabia mais nada e vou ter que mandar fazer uma por medida!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu, Débora! Sempre estou de olho em vocês. Obrigado!

      Excluir
  2. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo novo blog!! Ficou super fofo, e achei bem mais prático ^^
    Agora vamos ao post .... rsrsrs!
    Infelizmente eu nem sei mais a sensação de ter uma estante de livros, pq os meus estão encaixotados há bastante tempo! :'( Mas quando eu tinha minha estante, eu separava os livros por série e tamanho. Eu sempre organizava do maior livro para o menor.

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom ter gostado, Carolina! :)
      Ah... muito ruim ficar com os livros encaixotados :(

      Excluir