05 julho 2014

O sal da vida | Françoise Héritier


Aquilo que torna a vida saborosa. Françoise vai em busca desse sal durante as curtas páginas deste livro. Um poema em prosa que expõe uma lista de suposições sobre o que é o sal da vida.

A autora diz em uma das entrevistas: "houve um fato desencadeador muito banal.Foi um cartão-postal recebido de um grande diretor de hospital, um grande médico, de grande nome, que cuida de mim por causa de uma autoimune que tenho há 32,33 anos agora.Isso quer dizer que temos laços fortes.... Ele mandou um cartão-postal dizendo: 'uma semana roubada de férias na Escócia' e, isso mexeu muito comigo. Porque achei que era uma enorme injustiça, uma vez que ele não roubava nada de ninguém. Éramos nós que roubávamos seu tempo,sua vida, com nossas solicitações.Não era nada excessivo,mas isso pesava sobre ele.Aí comecei a explicar por e-mail, escrevia tudo aquilo que ele deixava de lado. Primeiro, enumerei as grandes coisas.... o cinema, o teatro, o restaurante com os amigos, a boa carne... E, depois desencadeou em prazeres sutis. Despertou em mim a vaidade da escrita. Não que eu não tenha escrito nada antes, mas eu nunca havia me permitido escrever algo mais íntimo, literário" 

Uma leitura rápida e dinâmica. Para dizer a verdade, o texto é uma grande lista reflexiva sobre as coisas que torna a vida especial. E, no final, as páginas ainda continuam por nós mesmos. Provoca com a seguinte pergunta: pra você, o que representa o sal da vida?

E, aí vai o que escrevi:


O sal da vida é um conjunto de ações simples. O lamentável é que as pessoas confundem esse sal com zona de conforto, o que é o inverso. O sal da vida é sorrir todos os dias, poder ter motivos para isso. Poder ser amado e amar alguém. Andar um pouco descalço, de bicicleta. Ser livre para fazer escolhas, sem pesar da conciência. Atingir todas as metas com garra. Ter fé e conciência plena do quão as coisas são complicadas, mas que com amor e dedicação: tudo é possível.

Por isso, esse sal é muito mais fazer do que ter. As coisas que nos adornam são muitas. Por exemplo: ter uma cama confortável e um edredom para cobrir-se no frio é um grande luxo. Mas, não é isso que torna a vida completamente feliz. Afinal: de que adianta ter conforto em casa, se , ao abrir a porta do quarto, milhões de coisas ruins acontecem?

Por fim, digo que: o sal da vida é algo individual, simples, terno. Algo que, às vezes, parece ser dispensável. Mas, na verdade, simples ações e pensamentos diários, fazem com que nossa vida seja muito especial e não perca o sabor de viver.


Para comprar o livro, acesse o site da editora Valentina. Inclusive, é uma oportunidade para agradecer o carinho que eles tiveram conosco pelo twitter. Com todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário