04 agosto 2014

"Extraordinário" | R.J Palacio


Editora: Intrínseca
Preço: R$14,90 (livraria física)
Páginas: 318 
No endereço antigo do blog, havia resenhado o livro "Extraordinário" da autora R.J Palacio, mas decidi fazer novamente, depois de uma releitura. A sinopse diz: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

O livro é separado por sessões, cenas, onde os personagens vivenciam. Apresenta até mesmo situações repetidas, porém em partes diferentes do livro contadas por personagens diferentes. Cada parte é um personagem diferente que narra. Algumas vezes, tendo que repetir o principal.

Comprei por indicação de uma leitora e, felizmente, amei! O livro não apresenta uma história solta. E, quando uso o termo: "história solta", não significa que seja somente uma história sem ordem. Jamais! Quero dizer que, além de ter começo, desenvolvimento e conclusão, o conjunto traz reflexões e reflexões sobre quem somos, como olhamos para o outro e nossa forma de perceber as coisas.

É um livro que deveria ser adotado em instituições de ensino. Principalmente, aquelas que, dificilmente, tem algum aluno com dificuldades especiais. É preciso conviver e aceitar as diferenças. Uma obra espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário