16 abril 2016

O bairro azul de Troye


Venhamos e convenhamos: a gente não se relaciona bem, na vida real, com todos os nossos amigos do Facebook. Muito menos pensamos e gostamos das mesmas coisas. Óbvio!" E daí chega um tempo em que alguém aparece ali na página inicial e você se pergunta: "quem é essa mesmo?"

O lado bom de tudo isso é que dentre coisas ridículas, sem objetivo e textões que você tem preguiça de ler, acaba saindo alguma coisa boa. De dois meses pra cá, muita gente têm virado fã de um garoto tumblr, pop e... ok. 

Preciso assumir que antes de escutar qualquer coisa de Troye Sivan, fiquei pensando: "ai, que saco. Um menino branco, de olho azul, bonitinho. Daqueles que todo mundo vai amar independente do que ele vá cantar.", o que gerou uma certa indisposição a buscar no Spotify alguma coisa dele. Mas, deixei esse pré-conceito de lado, e... tá. Vamos lá.

A primeira música que escutei foi Wild, que fala sobre quão é louco e complicado não se render a alguém pelo qual está apaixonado. Com uma pegada lenta mas não tão lenta, nem triste, Troye canta de maneira preguiçosa em alguns momentos, arrastando e prolongando umas palavras, deixando um tom rouquinho beeem discreto no final. Ou seja, deliciosa de se ouvir. E ainda tem um coro de crianças catando "Wiiiild, wiiild" em momentos bem específicos, o que ajuda a deixar uma marca da música na nossa memória.

Mas, antes de escutar Wild, vi a capa do CD "Blue Neighbourhood" que é a capa mais linda ever! Não tem outro álbum mais lindo que esse, em questões imagéticas. É indiscutível! Isso me motivou a escutar as 16 faixas.

Entre revelações de desejos, como construir uma casa e beijos no cercado com alguém que parece ser um só em todas as músicas, Troye tem a ousadia de se despir dos seus desejos amorosos com um menino e entregar isso de bandeja à sociedade como algo tão natural quanto uma fruta que dá no pé. 

Para o artista, uma das coisas mais legais na internet é poder ter um retorno direto e sincero dos consumidores de sua arte. E dá pra ler em milhares de cantos que as músicas aqui comentadas andam ajudando alguns garotos a se compreenderem. Tudo isso a partir do retrato, do reflexo, que existe graças a coragem de uma pessoa em escrever suas verdades, similares a de outros.


Acredito que Troye faça parte de um grupo de artistas que vão ajudar a naturalizar o que é natural e trazer para o mundo mais humanidade.

2 comentários:

  1. Ler um texto como esse, me faz ver que nem tudo é só o que esta exposto. Ver outro lado do que é o Blue Neighbourhood é fantástico. Vc conseguiu me fazer amar ainda mais o garotinho de olho azul. <3

    ResponderExcluir
  2. Ler um texto como esse, me faz ver que nem tudo é só o que esta exposto. Ver outro lado do que é o Blue Neighbourhood é fantástico. Vc conseguiu me fazer amar ainda mais o garotinho de olho azul. <3

    ResponderExcluir