25 junho 2016

motivos para votar em "Plutão Já foi Planeta" no Superstar

"Camilla, vai ter um treco lá no duas. Um negócio de bazar, livros, essas coisas animadoras. Vamos?" – foi a mensagem que mandei para Camilla, uma amiga minha, há dois anos atrás, num daqueles sábados que a gente quer fazer alguma coisa. E lá fomos nós, eu e Camilla, achando que seria um rolé mais ou menos, uma coisa para nos tirar do tédio. 

Uma das primeiras coisas que fizemos quando chegamos lá foi dar uma olhadinha nos livros da Editora Tribo. Eu me encantei com um quadrinho chamado "Contos Rabiscados Para Corações Maltrapilhos", da Luiza de Souza e, uma das coisas que ela me contou, foi que usou como referência músicas de "Plutão Já Foi Planeta". "Você conhece?"   ela perguntou. Eu disse que não conhecia, mas que ia pesquisar e escutar. Só que a gente sabe que quem diz que vai pesquisar depois em casa acaba esquecendo e não pesquisa porcaria nenhuma.

Outro belo dia, estou na livraria. Aluísio, dono da livraria, puxa um papo comigo, eu comento da história em quadrinhos da Luiza, e ele diz: "Ah, aquela que fez uma referência à Plutão no livro?". Logo eu lembrei e disse: "Sim! Essa mesma!". Ele me mostrou o CD "Daqui Pra Lá" que estava vendendo e, definitivamente, a banda não me saía da cabeça. Dessa vez eu não esqueceria de pesquisar. Pesquisei. E aconteceu algo que somente cientistas que estudam ligações entre Plutão e a Terra podem explicar. Fiquei barra estou apaixonado pela banda até esse exato momento. 

Um bom tempo depois estou na casa dessa mesma amiga que foi comigo no bazar, e a irmã dela (que eu também chamo de irmã) diz: "Todo mundo tá comentando que Plutão Já Foi Planeta está no Superstar!". A sensação daquele momento dizia, basicamente: "Eu já sabia que algo do tipo aconteceria". E, sei lá, um orgulhinho, sabe como é que é? E, como quem está na torcida previa, eles estão na final! Isso já uma vitória, já é demaiss! Mas, seria mais incrível ainda se eles ganhassem. E, por isso, eu vou listar motivos coerentes para você votar e torcer para eles! 

 

1. Plutão é autoral
Um fato que chamou atenção dos jurados e de nós é que, praticamente todas as apresentações, com exceção de uma, foram autorais. Esse é um ponto que deixa a mostra a coragem que eles têm para expor um trabalho a próprio punho, que convence e contamina o público que vota, afinal de contas, o percentual de votação se mantém alto desde a primeira apresentação.

2. Plutão é consistente
A singularidade é uma marca forte de Plutão. É fácil perceber que não há nenhum tipo de modificação para se adequar a um estilo ou sonoridade que atende a máquina de fazer dinheiro da música. Eles têm personalidade e naturalidade.


3. Plutão é inusitado
A construção instrumental das músicas são muito bem trabalhadas, mas elas são reinventadas a cada apresentação que eles fazem. No show, há uma maneira diferente. Na versão de estúdio, outra. No Superstar, acrescentaram elementos que deixaram as canções mais gostosinhas ainda. Há sempre algo novo, mesmo que já tenha escutado a música.

4. Plutão é um só
Existem muitas bandas que, na realidade, parecem existir para uma cantora ou um cantor. É como se quem tocasse fosse ofuscado por quem canta. Estranho isso, né? Mas faz total sentido, se você parar para perceber. Em Plutão, a harmonia dos integrantes e a conexão pessoal entre eles faz da banda, literalmente, um conjunto, um só. Como se, se uma pessoa saísse, já não fosse a mesma coisa, sendo a vocalista ou o batera.

E, ó... se eu ainda não te convenci, faz só um favorzinho: escuta aqui no Spotify as músicas, tá bom? Se mesmo assim, você ainda não estiver convencido de que Plutão é demais, me avisa pra eu te excluir do meu Facebook.                                                                                                |é brincadeirinha|


                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário