16 maio 2014

"Eu me chamo Antônio"



Há uns meses atrás estava no facebook... até que chega mensagens de uma amiga perguntando se eu gosto de "Eu me chamo Antônio".Prontamente, disse que sim e que havia pouco tempo que acompanhava os guardanapos, mas já tinha visto muitas pessoas compartilhando. Depois, falou sobre a vinda do autor: Pedro Gabriel a minha cidade e, logo disse: vamos!

Para quem não conhece, Pedro Antônio Gabriel Anhorn nasceu na África e chegou aos doze anos no Brasil sem saber da língua. Os próprios brasileiros dizem que nossa língua não é fácil, imagine então para quem desconhece completamente?... ainda por cima, um garoto adolescente. As dificuldades com a língua fez com que Pedro brincasse com as palavras. Sem pretenção, desenhou uma frase no guardanapo de bar e colocou no facebook.O retorno em curtidas foi, numericamente interessante. E, hoje, Pedro ou Gabriel ou Antônio tem seu livro com os guardanapos publicado pela minha editora favorita: intrínseca. Acompanhe, mesmo que ainda um pouco tarde e atrasado, os dois eventos que prestigiamos do autor.

Crédito: Escritor de conta

No primeiro dia fomos para a UFRN para uma palestra no "Primeiro seminário literário".Chegamos quase em cima da hora e estava terminando uma palestra para começar outra, então as cadeiras ficaram mais vazias e conseguimos chegar bem na frente.

Crédito: Escritor de conta


O ambiente era muito confortável, um evento muito bem organizado.Em poucos minutos, o auditório ficou cheio de estudantes da universidade e alguns leitores também marcaram presença.Enquanto não começava, eu e Deborah conversávamos até que avistei o autor do lado de fora esperando algo ou alguém. 

Crédito: Escritor de conta


A editora disponibilizou alguns livros para sorteio. Nós não ganhamos nenhum, foi uma pena... adoraríamos ter feito uma promoção bem legal :( 

Crédito: Escritor de conta

Chegou, muito tímido, desviando os olhares e tentando concertrar na aprensentação. De tamanho talento, contou um pouco de sua história e da história do livro. "Uma coisa curiosa que aconteceu em um lançamento do Rio foi quando um deficiente visual chegou falando que via meus guardanapos. A sua esposa lia para ele. Foi por conta desse momento que decidi colocar legenda, porque ele tem um computador que reconhece e reproduz o que está em texto",diz Pedro.

Crédito: Escritor de conta
O livro contém 169 páginas de pura poesia visual.É uma coisa verbal e não-verbal junta que faz sintonia com tudo.É lindo e vale super a pena investir.O conteúdo não é só o que você encontra pela internet, porque o papel traz uma magia bem mais especial e única.


Depois da palestra, tiramos uma selfie para registrar e contei um pouco sobre meu livro: "Caçador de Palavras" (vou falar um pouco dele em um outro post). Em seguida, saímos já de noite prometendo uma boa sessão de autógrafos no dia seguinte.

Crédito: Ney Douglas - Saraiva Conteúdo
No dia seguinte, a fila dava voltas e mais voltas. Quando cheguei, fui um dos primeiros, mas voltei novamente para fila grande com as meninas.

Crédito: Ney Douglas - Saraiva Conteúdo

Foto: Escritor de Conta

Crédito: Ney Douglas - Saraiva Conteúdo
E, foi bem legal! Ficamos até o final para nos despedirmos de vez. Uma, ou melhor... duas oportunidades de conhecer um poeta muito simpático. Fiz o post apenas para registrar bons momentos e para que vocês conheçam as carinhas das meninas que estaram postando aqui também. Camilla vai estar presente um dia da semana com crônicas bem legais e eu estarei fazendo posts mais dinâmicos com Deborah. Espero que tenha gostado! :)

2 comentários:

  1. Que legal!! Parece ter sido um ótimo evento! As fotos ficaram muito legais!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas,
    Adorei o post! Eu me chamo Antônio esta na minha lista de desejados a um bom tempo!!
    Muito legal o evento e o fato de você ter conhecido o Pedro :D

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir