19 maio 2014

Como gostar de ler?

Talvez eu seja a pessoa errada para falar sobre como fazer com que uma pessoa goste de ler porque tudo fluiu de uma forma muito natural. Aos quatro anos eu curtia muito ficar com os gibis da “Turma da Mônica” e tentar ler a história pelas situações que aconteciam nas ilustrações, então o processo de início para ser um leitor foi muito natural e precoce. Em outro post já falei sobre o quanto é ruim e o quanto uma pessoa perde quando não gosta de ler. Se tem um universo cheio de possibilidades e novas aventuras ali, dentro de páginas. Inclusive, eu tenho vários amigos e amigas que costumam ler somente os livros obrigatórios e, ainda sim, não conseguem ler tudo. Muitas vezes não é unicamente o fato de não gostar, mas também o de não conseguir mesmo.

O livro escolhe o leitor no momento em que o leitor se encontra dentro daquelas palavras. A questão é encontrar um livro pelo qual você possa espelhar-se nele ou encontrar uma história que tenha temáticas que você goste de discutir, assistir. Por exemplo, os seriados de televisão: existe uma quantidade muito vasta de livros que falam sobre esses seriados. E os filmes? Existem milhares de adaptações literárias para os telões, não é? Talvez você tenha visto o filme, curtido muito, mas ainda não leu o livro. 

Não esqueça! Comece por coisas mais curtas. Um livro de 80 páginas é um bom começo. Em seguida, avance para 100, 150... Mas, claro que, caso você encontre um que ache maravilhoso somente por ler dois capítulos e ele seja relativamente grande, leia! Entretanto, no desenrolar da história você pode sentir-se fadonho.

Essas são minhas dicas. Quem acompanha o blog desde o endereço antigo sabe: eu gosto muito de compartilhar experiências e conhecimento! Gostaria de saber de você... como começou a ler? Deixe sua resposta nos comentários ou até mesmo fazer o post resposta. Fica a seu critério. Até mais!








Nenhum comentário:

Postar um comentário