31 maio 2014

Música e sua influência na escrita

A música é um reflexo que reflete. Isso significa que representa algo, ou seja, é reflexo de alguma cultura, modo de pensar e de viver. E, cada estilo reflete de forma diferente para cada pessoa. O funk, por exemplo, é reflexo de uma cultura e reflete de diversas formas em diversas pessoas, não necessariamente na 'aceitação' da popularização daquele estilo musical, mas de como a mensagem transmitida chega e de que forma a mesma é interpretada.

Diversas análises e estudos indicam que a música altera nosso estado. O poder do ritmo e da letra agem para mover ou paralisar nosso corpo. Evidente que nossos gostos criados e aprimorados de acordo com nossa educação e conhecimento, altera as sensações, mas mesmo assim, há quem diga que a música é capaz de alterar o estado de alguém. Não só altera, como inspira. Os detalhes dos instrumentos que escuta-se ao fundo faz toda diferença não somente para quem é capaz de identificar detalhadamente a construção do som, mas para quem decide inspirar-se por meio dessas músicas.

Para quem escreve e está naqueles momentos paranoicos de sair na rua e encontrar pessoas que podem virar personagens e qualidades para os mesmos, sabe que quando a gente escuta uma música, algumas vezes pensamos: "essa música é a cara de personagem tal". Músicas que cabem aos momentos dos textos e suas misteriosas entrelinhas ajudam a desenvolver muitas outras páginas e ideias. Da mesma forma que músicos inspiram-se em textos e conseguem transformar livros,contos e, principalmente poemas, em músicas.

Quando eu escuto música e, ao mesmo tempo escrevo, procuro algo mais instrumental, porque é natural que,naquele momento, eu esteja ligado ao que diz a letra e não muito ao som, o que faz com que eu saia da história para falar de um sentimento ou assunto específico que a música expressa. No meu ponto de vista, é preferível escutá-la com letra antes e, no ato exato de escrever, somente o instrumental. Músicas em outras línguas que eu não tenha domínio me ajudam a concentrar apenas no som e pegar minha inspiração dele. E no seu caso? Até que ponto a música influência as coisas que você escreve?

2 comentários:

  1. "A música altera nosso estado". Definitivamente !! :D
    Eu adoro escrever com música !! Acho incrível o poder que ela pode exercer, e nos inspirar, e como podemos usá-la ao nosso favor. Dependendo da cena que esteja escrevendo, prefiro algo mais lento ou mais pesado, e no dia a dia (principalmente pq ando de ônibus) escuto toda a hora.
    Acho também super legal as playlists de livros, é uma forma de "ilustrar" o livro e mostrar um pouquinho mais de nossas ideias e intenções ao leitores :)

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
  2. Para mim, música e escrita estão intrinsecamente ligadas.
    O simples fato de escrever ouvindo uma música altera o modo de escrever. Além disso, com dito no texto, muitas vezes a música é a cara do personagem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir