23 fevereiro 2015

O Poder da América Latina | Maria Júlia

                                                                                         post escrito por Maria Júlia - Colaboradora. 

Best-sellers são legais e nos entretém por alguns instantes. Existem muitos escritores bons, alguns excelentes, fora do Brasil e da América Latina. Mas eu vejo que as pessoas negam uma cultura sem nem ao menos conhecer. Foi o caso de um conhecido que foi fazer intercâmbio e quando estava lá se deu conta que só conseguia confirmar estereótipos brasileiros. Samba, pão de queijo, paçoca, carnaval, mulher bundada, etc… Ele não sabia sobre arte, religião, história, guerras sociais, pessoas que influenciaram nossa sociedade e que mereciam ser lembradas. Só que ele sabia tudo sobre as séries de televisão norte-americanas e era graduado em filme blockbuster
Não, não vou ser hipócrita. Consumo muita coisa norte-americana e de outros países que se destacam. Adoro seriados e posso dizer que a maioria que assusto é estado unidense. O problema é que nós não podemos deixar a nossa cultura morrer. Tem tanta coisa linda! E não estou falando só no Brasil. A América Latina é incrível. Incrível mesmo. A história das pessoas, a felicidade, a música, a literatura, arte, conflitos e “soluções” políticas. É incrível. Você só precisa olhar. 
"Ah, mas eu acho tudo isso muito chato". 
"Ah, mas eu não gosto de música de velho". 
"Ah, mas eu super prefiro assistir Breaking Bad ao invés de ler Borges". 
Tudo bem! De verdade. Você pode “preferir” outra cultura simplesmente por um fator chamado identificação. Contudo, como diria a minha Vó, você nem experimentou para saber se gosta. 
Resolvi fazer um apanhado de coisas que você precisa conhecer para não cair no senso comum. 
1. Frida Kahlo: 
Todo mundo já viu a Frida estampada numa camiseta ou num painel publicitário. Ela é um ícone, junto com o Che Guevara. Só que essa popularidade é um pouco muito inversa ao que eles propuseram em vida. A sua arte era, e é, inquestionavelmente bela. Os detalhes, os movimentos. E, sua vida, mais bela ainda. Frida fez arte com a tristeza da existência. Em 2002 saiu o filme dirigido pela Julie Taymor (Frida). Ganhador de Oscar.

2. Gabriel García Márquez:
Ao todo foram seis ganhadores do Nobel saídos da nossa querida América Latina. Quem me conhece um pouquinho já sabe que o Gabriel é meu autor preferido. Sou completamente louca por tudo que ele escreveu! Leria alguma lista de supermercado escrita por esse senhor. Sempre que alguém me pergunta como começar a ler Gabriel, respondo pelos contos. E, como fã obcecada de carteirinha, tenho o meu conto preferido: Olhos de Cão Azul. (aqui). No dia 17 de Abril fará um ano que o Gabriel morreu ): Mas nos deixou um grande acervo atemporal. 
3. Pablo Neruda. 

Mais uma vez, quem me conhece um pouquinho, sabe que eu sou apaixonada por poesia. Mas nem sempre foi assim. Já detestei muito poesia, achava um tédio. Nada objetivo para a minha cabeça. Até que eu conheci Neruda. Neruda tinha uma subjetividade extremamente objetiva. Ele manifestava seu sentimento sem precisar de enrolação. Era um mimimi rápido, mas não supérfluo. Muito pelo contrário, extremamente profundo. E há um filme lindíssimo chamado O Carteiro e o Poeta (1994) que nos encanta como um poema de Neruda mais longo. Ah, Neruda… Esse sempre soube. 
4. Elis Regina. 

A Elis foi uma cantora brasileira que ficou famosa pela sua interpretação em palco. Era uma verdadeira manifestação artística; conseguia alcançar sentimentos muito rapidamente. Desde melancolia até felicidade. Interpretou músicas muito importantes para MPB. Mas houve interpretações de rock e jazz. O Bêbado e o Equilibrista é a minha preferida. Que usa metáforas para dialogar com o povo sobre a ditadura:
"Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete"


E para terminar, vou deixar uma música que escutei pela primeira vez numa aula de geografia e que é linda: Calle 13, Latinoamerica
* Todas as imagens foram tiradas do Tumblr.
post escrito por Maria Júlia - Colaboradora. 

2 comentários: