25 janeiro 2016

O pequeno príncipe

                                                                                          Comuniquei aos meus pais que gostaria de ler livros em espanhol, afinal de contas, seria muito importante para mim ganhar vocabulário e conseguir interpretar os textos. Então, quando voltaram de sua viagem, trouxeram "El Principito" para mim.

"O Pequeno Príncipe" foi uma história que sempre me chamou atenção, mais pelos outros do que por mim. As pessoas perguntavam: "você já leu o pequeno príncipe?" e eu respondia que não, que achava não ser livro pra minha idade ainda. Dizem que é um livro infantil, mas na verdade, eu o enquadro na categoria mais pra cima da idade. É um livro pra, quando você estiver crescendo, lembrar do quão importante é ser criança.


É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar a respeito dessa história, mas não posso partir do princípio de que todos saibam do que se trata. Por isso, digo que estamos falando de um pequeno príncipe, que mora em um pequeno planeta onde tem que trabalhar diariamente para retirar os baobabs, que são plantas que crescem muito rápido. Se deixasse essas sementes germinarem e a planta crescer, ela comeria o planeta de tão grande. Mas é difícil resumir a vida desse pequeno garoto que não se contentava com respostas curtas, rápidas e resumidas. Ele nunca esteve atrás de apenas uma coisa.

Portanto, devo dizer que o pequeno príncipe chega depois de um acidente. Um piloto acaba aterrizando no deserto do Saara, forçadamente, e isso o faz encontrar o menino, que nem sempre estava ali, porque aquele lugar não era seu planeta.

Se pegarmos a história, no grosso, podemos interpretar da maneira mais boba o possível, e isso acontece com qualquer coisa. Por exemplo: eu estava andando, com fome, e encontrei um pé de maçã com uma muito bonita, só que estava no alto. O que podemos interpretar a respeito dessa cena? que eu estava com fome e achei uma maçã, mas não dava pra comer ela porque estava muito alta para que retirasse do pé. Mas também posso ver de outra maneira, como: eu passei horas sem comer, meu estômago roncava. E, por pura coincidência, eu encontrei um pé de maçã bem na minha frente. É bom saber que, às vezes, a vida traz pra gente uns pés de maçã bem na hora que a gente está com fome. Mas isso não significa que seja fácil, mesmo que a coisa esteja na nossa frente. Até mesmo porque a maçã estava alta demais para mim. Eu deveria pensar numa maneira de tirá-la de cima, eu estava salivando. Era um obstáculo que a vida estava me impondo e eu deveria fazer isso por mim, pela minha fome.

Partindo desse exemplo, entendemos que "O Pequeno Príncipe" ou "Le Petit Prince" ou "The Litte Prince" e os outros inúmeros nomes traduzidos, é um livro que se vê sob diversos ângulos, por isso dizem que é pra toda idade. Depende da sensibilidade que cada um tem para absorver o que o pequeno garoto de cabelos loiros têm para oferecer a nossa vida, através da dele.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário