29 março 2016

Um ano inesquecível



Desde que a Gut deu a notícia de que Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças escreveriam um livro juntas, fiquei, instantaneamente ansioso para que saísse logo.   

Admiro muito a trajetória da Paula na literatura, assim como Thalita. Babi Dewet conheci através da Pam Gonçalves e desde então morro de vontade de ler "Sábado à Noite": trilogia da Babi. E a Bruna, tenho um carinho muito, muito, muito, muuuuuito especial. Amo acompanhar o trabalho dela. É inspirador. Motiva!



O livro é dividido em quatro contos, cada um escrito por uma autora diferente. Em primeiro, temos o "Enquanto a Neve Cair", em que Paula Pimenta vai nos apresentar a típica adolescente Mabel, que tenta fugir de uma viagem em família para o Chile! Eu fiquei pensando: "que garota ingrata é essa que fica reclamando que vai ver a neve?! Credo!" O negócio é que Mabel quer ficar em Belo Horizonte, ou melhor, numa fazenda no interior com os amigos, aproveitando as férias com eles. Desculpa, Mabel... Mas eu sou contra suas condutas e elas me irritaram muito durante a leitura.

Acontece que lá no Chile ela acaba conhecendo um garotinho e, obviamente, vai rolar aquele negócio, aquela coisa, um romance... que não vai muito além, afinal de contas, é só uma viagem e Mabel vai voltar pra casa, onde acha que um menino vai estar esperando-a ansiosamente. Coitada...

Apesar de eu querer gritar com a personagem principal, foi o meu conto preferido do livro! Tudo isso porque a Paula Pimenta conduziu muito bem a leitura e escolheu as palavras certas para ser fiel aos sentimentos da personagem. Isso me surpreendeu!

Na sequência, vamos trocar as cobertas por outras mais finas, porque a estação indica que é hora de conhecer João Paulo e Ana Júlia. Ele estuda e pratica música. Ela está prestes a tomar a decisão de fazer Direito logo. Ele surge na vida dela da maneira mais fofa possível no lugar onde há menos probabilidade de encontrar alguém: Avenida Paulista.

Eu amei a ideia do conto! Utilizando somente esse critério, foi o melhor! Mas, só não foi o meu preferido por uma questão muito pessoal. É que eu não gosto de ler coisas em terceira pessoa. Parece que, quando leio em primeira pessoa, entro com mais facilidade no universo do personagem. Por estar tão acostumado a ler e escrever na primeira pessoa, é quase que um choque de costume ler um conto nesse formato.

Portanto, eu não consigo dizer que o conto é ruim ou, sei lá, porque eu gostei de verdade! Só esse detalhe que desandou minha relação com a história, mas a ideia e os acontecimentos foram mais forte e influenciaram mais minhas impressões, o que é ótimo!


Aí você vira a página e encontra o conto "A Matemática das Flores", escrito pela crush Bruna Vieira.

Em questões de ser surpreendido com a história, esse foi o conto que mais me prendeu. A história consegue ser previsível até certo ponto. Depois dali, você fica cego e não consegue ter perspectivas a respeito dos próximos conflitos ou das soluções dos anteriores.

Falamos de Jasmine que, assim como muitos, está na bosta do último ano de colégio e, além de ser forçada a escolher uma profissão, ela precisa passar de ano e ela tem váários empecilhos na vida dela. O primeiro é que escolher um curso é fácil. Difícil mesmo é deixar os pais satisfeitos. Segundo que, Matemática é uma matéria que deixa sua vida mais complicada ainda.

Fora isso, Jasmine ainda tem que viver sem escutar música por um tempo e ainda entra um cara aí no meio de tudo isso que... ele até ajuda ela, mas... enfim. Esse conto vai mexer muito com o seu Sistema Sensorial. Vocês precisam estar prontos.


Por fim, o livro encerra-se com o conto "Amor de Carnaval" escrito por essa pessoa que parece ter a fórmula da Avril Lavigne para não envelhecer. Não me refiro a questões estéticas (você tá ótima, Thalita!), mas eu me refiro a essência dessa mulher que de mulher tem pouco. Ele é muito menina mesmo. Tem um astral, uma coisa tão natural que é até complicado de por em teoria. Além de tudo isso, ela se parece com a Anahí. Ou seja, já conquistou nossos corações.

Outra coisa! Querida pessoa que selecionou as autoras desse livro, você não tem ideia do quão certa foi ao escolher Thalita Rebouças para escrever uma história que envolve verão e carnaval. É suuuper a cara dela, pelo que a gente conhece. Ninguém saberia escrever o conto da mesma maneira, ou parecida.

A história tem uma vibe meio chick-lit. Inha, Kaká e Tati são amigas inseparáveis que vão passar uns bons dias em Búzios para aproveitar o Carnaval e acabam virando notícia em site de fofocas.

É fácil ler um texto e identificar se é da Thalita. Parece que ela criou uma fórmula secreta que ela aplica em todos os livros, de maneira que eles ganham um ar de originalidade. Quando leio qualquer coisa dela, tenho a impressão de que só ela tem a capacidade de escrever daquela maneira.




Eu super indico o livro pra você se está naquela fase de querer leveza pra vida. Os contos são maravilhosos! Todos bons e deliciosos de ler. Quase uma pizza de peperoni. Só que não engorda.
                                   
Imagem que expressa meu sentimento pelo livro:

                                                                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário