30 junho 2015

Vango: entre o céu e a terra | Timotheé de Fombelle


Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço.
A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.
O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel, porém, fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência. A saga traz outros personagens marcados por segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos 3 anos, e Hugo Eckener, personagem verídico, comandante do Graf Zeppelin, o grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
Me senti em um verdadeiro filme de aventura e confesso que isso tirou meu sono por algumas noites. Então, se você está afim de dormir durante os próximos dias, compre mas deixe para quando estiver com tempo de sobra. Esse livro é extremamente envolvente e isso é um aviso prévio. 


Me recordo claramente de ter visto o booktrailer e ficar interessado em ler, mas não esperava TANTO. De verdade. Se você curte aventura e gosta de aprender coisas legais com história, está aí uma dica maravilhosa.

O legal é que acabei ganhando conhecimentos históricos numa situação de lazer, prazerosa. Não existe forma mais dinâmica de se aprender, senão dessa forma.


Não é por nada que o livro é premiado e traduzido em vários idiomas. A editora Melhoramentos acertou em cheia nessa aposta de publicação. E olha só... esse é o volume um. Isso significa que existe um segundo!!! Fiquem de olho e não fiquem atrasados. Corram para uma livraria mais próxima da sua casa ou entre em alguma livraria virtual e adquira



Me contem se vocês gostariam de ter o livro aí nos comentários e se tem alguém que leu. Você gostou tanto como eu? Tô ansioso pra saber!

3 comentários:

  1. Ain, adoro livros que misturam ficção com fatos históricos!
    Já tinha visto pessoal falando desse livro e agora to mais curiosa ainda :B, com toda certeza ele vai tá na minha estante algum dia!

    Beijos,
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro!
    Gosto bastante de livros que se passam no passado e têm uma preocupação de falar um pouco sobre o determinado período. A história pareceu bem divertida, com personagens interessantes. Achei a ilustração da capa uma graça, chamou a minha atenção logo que vi a foto. Gostei também da diagramação, que para mim sempre é importante que seja bem feita e tals.

    Beijos- Paula Santos
    http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Leitura é isso, aprender se divertindo. Sim, já estou apaixonada pelo livro só lendo sua resenha.
    Abraços,

    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir