09 outubro 2015

Camila Masiso







Há uns meses atrás estava no facebook, ocioso, indo de cima a baixo na minha linha do tempo. Então, me deparo com um compartilhamento (feito por alguém que não me lembro) que anunciava um show de lançamento do CD da cantora Camila Masiso: Patuá. Nunca tinha ouvido falar dessa cantora e também não conhecia o significado da palavra patuá. Como leitor curioso que se preze, fui buscar o que aquela palavra queria dizer pra mim. Encontrei mais de cinco significados em sites diferentes, o que me intrigou bastante. O mais comum deles dizia que patuá é uma palavra protetora, que livra-nos de malefícios e mau olhado. Achei interessante e guardei para mim.

Uns dias depois, estava no soundcloud , no modo aleatório. Tenho mania de entrar nesses sites de música e colocar em modo aleatório. Sempre encontro, acidentalmente, uma música muito boa e acabo a perdendo porque não lembro do nome depois. E faço isso toda vez em que já estou enjoado de escutar as mesmas músicas. Tenho essa fase de: adoro essas músicas, mas não quero escutar essas de novo. Estava passando por isso até entrar lá e, de repente, escutar uma música que tremia um pouco do fone no meus ouvidos e tinha uma voz MUITO linda! Tinha o sotaque da minha região. Naquele momento, estava escrevendo um post para o blog. Voltei a aba e li: "Rei do Povo - Camila Masiso". Tomei um susto quando recordei esse nome de uns dias atrás no meu facebook.











Desde então, escuto as músicas de Camila, as tenho no computador e os dois álbuns: Boas Novas e Patuá estão aqui, próximo a minha estante, para que eu escute e me inspire. A propósito, sempre escrevi aqui que a música é musa inspiradora para qualquer palavra que escrevo. Ela concorda com qualquer momento, qualquer história. Sem a música, não existia texto para mim. Arte escorada na arte. Isso é lindo, lindo!

Mas vamos continuar a história e quero logo dizer que o mundo deveria ser chamado de Alice. Não sei se vocês lembram de uma cena épica em Alice no país das maravilhas, quando ela come uma tortinha (não lembro se é, de fato, uma torta mesmo) e fica grande e, quando come de novo, fica pequena. O mundo é Alice para mim. Às vezes, sinto que ele é gigante e talvez eu morra sem o conhecer bem, outras percebo que ele é pequeno demais. No dia seguinte, comentei a descoberta da cantora com um colega meu e ele disse que era da família dela (na verdade, não da família dela, mas da família de quem ela é casada). Quando chego em casa, descubro mais uma pessoa em comum (amigo da gente, que é pai do coleguinha da minha irmãzinha). Uma confusão pequena, mas engraçada.

Por conta disso, fui a um aniversário e avistei Camila. Decidi ir até ela e falar: "Oi! Gosto muito das suas músicas :)". Acho que ela gostou de saber isso.

Há uns meses atrás, entrevistei Camila para fazer um vídeo que planejava sair há meses atrás também, mas tive uma enorme confusão com o HD da câmera e adivinhem? O arquivo está corrompido e só lê 5 segundos do vídeo que gravei com ela no Teatro Alberto Maranhão em uma curta apresentação dela com Diogo Guanabara. Ficamos 15 minutos conversando e foi muito legal MESMO! Mas, já que não tem jeito, vou contar pra vocês o que me lembro da nossa conversa pra que conheçam mais essa cantora que eu gosto MUITO! 

Foto de Diego Marcel

Camila é potiguar e sempre teve uma ligação com a música. E, mesmo cantando MPB, músicas de outro estilo, pop, foram interpretados por ela. Sempre caminhando de mãos dadas com a música, Camila ainda cursou Direito, que aos olhos leigos, nada tem a ver com música, mas segundo ela, o curso ajudou-a em contratos e partes mais burocráticas da carreira.  

Lembra do que eu acabei de falar sobre o tamanho do mundo? Pois é. Seja grande ou pequeno, Camila desbravou-o e foi cantar fora do país, trocando a roupa mais fina por um casaco que a protegia do frio.


Uns dias depois da nossa conversa (infelizmente, com registro apagado), Camila juntamente de Krystal e Alessandra Macêdo estão realizando o projeto "Pipoca Doce" em que animou as crianças, pais e irmãos no Parque das Dunas, em Natal.

Com o valor do prêmio, Camila quer investir em um DVD ou nova viagem

Agora você pode escutar as músicas de Camila no soundcloud e assistir ao clipe "Além do sol" no Youtube, mas não esquece de voltar aqui e comentar o que você achou nos comentários. 

4 comentários:

  1. eu escutei umas musicas, achei legal

    ResponderExcluir
  2. Gostei da música "Além do sol" e da melodia também. Me lembrou a Lia Sophia.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas! Não conheço a cantora, vou procurar ouvir.
    Adorei o layout! Quem desenhou e programou? Quero o contato!
    Beijos!

    www.olhandoporai.com

    ResponderExcluir
  4. Tem música dela no rdio?

    ResponderExcluir