21 maio 2016

O acerto do erro

Dia desses estava lendo um texto publicado na Veja que apresentava um fato do Programa Internacional de Alunos, Pisa, dizendo que um aluno brasileiro tem a capacidade linguística de um aluno europeu com quatro anos de escolaridade. Fiquei meio chocado, mas ao mesmo tempo fazia todo sentido, já que estamos num país onde as pessoas leem pouco. 

Ao fechar a revista, decidi pesquisar um pouco sobre a nossa capacidade de se comunicar e descobri que existe a competência linguística e a competência comunicativa. A competência linguística se define a partir da capacidade de formular frases de acordo com as normas gramaticais e compreender aquilo que está sendo dito pelo outro. A competência comunicativa é o desdobramento que se tem ao se comunicar de maneiras diferentes, utilizando discursos diferentes em situações diferentes. Por exemplo, um professor dentro de sala de aula se comunica de uma maneira x. Quando está em casa, ou saindo com os amigos, se comunica de uma outra maneira.

Há uns anos atrás, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fez uma exposição intitulada "Óculos", que mostrava justamente que na Língua Portuguesa não existe o "certo" ou o "errado", justamente porque existem várias situações em que há diferentes aplicações da mesma língua. O correto seria dizer que existe o "adequado" e o "inadequado". 


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